Bacamarteiro é uma manifestação folclórica nordestina na qual o atirador se apresenta publicamente com uma arma chamada de bacamarte, atirando no chão em manifestações populares da região. Na cidade do Moreno, a Associação dos Bacamarteiros utiliza apenas balas de pólvora para dar o “pipoco da paz”. O grupo possui 28 componentes e conta com a participação de homens e mulheres no “Batalhão Asa Branca”, fundado em 2008 por Severino Manoel da Silva, popularmente conhecido como Biu Bacamarteiro.
“Havia um pequeno grupo de Bacamarteiros no município, mas chegou ao fim. Na época, o presidente era Anselmo Ribeiro, que me entregou toda documentação regularizada para que eu pudesse assumir uma nova diretoria devido ao meu interesse em criar um novo grupo, mantendo acesa a cultura nordestina”, diz Biu Bacamarteiro, com o apoio das filhas Márcia e Marciana, que também fazem parte da trupe. Ressalta, também, a importância do resgate cultural de geração para geração, contribuindo para o turismo local.
Atualmente, os Bacamarteiros têm o projeto de inaugurar, em breve, uma nova sede para expor os trabalhos realizados pelos artistas do grupo, que se esforçam muito para manter o Batalhão com os próprios recursos financeiros. A lei Aldir Blanc é o primeiro incentivo cultural que já receberam. Sentem-se lisonjeados ao participarem do 1° Catálogo Cultural da Cidade do Moreno realizado pela editora Ser Poeta.
A farda do figurino é bege, inspirada nos uniformes dos antigos soldados da Guerra dos Farrapos no Paraguai, e não dos cangaceiros, como muitos pensam. O chapéu é de couro (adaptação da roupa dos cangaceiros), cartucheira, sandálias de couro, sapatos ou botas, lenço vermelho na gola da camisa, cabacinho (para guardar água), bolsa lateral para carregar pólvora e espoleta. Vale salientar: qualquer pessoa pode fazer parte do grupo, basta ser maior de 18 anos, ter boa saúde, não ter antecedentes criminais, não estar respondendo a nenhum inquérito policial e gostar da cultura local para participar ativamente dos festejos, que são constantes.
Baixe o link do livro: MORENO TEM CULTURA (editoraserpoeta.com.br)
Dúvidas pelo nosso WhatsApp: (81) 9.8641-1677
Texto: Koanna K. Ponte
Foto: arquivo pessoal dos artistas
Revisão: Ludmila Crusoé
Obrigado por entrar em contato.
A AMLA agradece sua confirmação.
Links Uteis