MORENO TEM CULTURA

Moreno tem Cultura

Ao Leitor

Em mais de 15 anos estando entre os morenenses e articulando as políticas públicas para a cultura local desta cidade, que conquistou minha alma e meu coração, estou muito honrado em catalogar um pequeno grupo dos fazedores e fazedoras de cultura da cidade.


Sempre que tenho a oportunidade de falar, digo que a cultura nada mais é que a identidade do povo.


Assim, este catálogo é a impressão desse povo.

Embora a sua materialização tenha sido articulada em um momento pandêmico, onde o mundo passa por uma nova rotina e aprendizagem, é justamente essa aprendizagem que deixa tão clara a importância das artes na vida do ser humano.


Portanto, este mapeamento é o maior legado da Editora Ser Poeta. Lembro-me muito bem, na nossa fundação, da ironia de muitos que questionavam quando iniciamos o processo de realização da Editora, mas, com muita clareza, eu sabia que em algum momento iríamos produzir o registro de uma obra tal como esta que o caro leitor agora tem em mãos.


Há um pensamento do Dr. Valdemar de Oliveira que diz “O TEATRO É COMO UMA VELA, CONSOME ASI MESMO NO ATO DE DAR À LUZ”. EU, ENTÃO, POSSO NARRAR QUE A CULTURA DO MORENO É UMA VELA QUE CONSOME ASI MESMA NO ATO DE DAR À LUZ A ESTACIDADE.


Dessa forma, não consigo trazer em palavras a emoção em poder realizar este trabalho que tenho a certeza de que vai ser a primeira de muitas edições, pois ainda há muito o que mostrar da identidade desta cidade.


Iniciamos os primeiros passos com os fazedores e fazedoras de cultura contemplados com


a lei Aldir Blanc (Lei n.º 14.017), de 29 de junho de 2020.


Uma extraordinária leitura, e até a próxima edição.


Dayvton Almeida


CEO da Editora Ser Poeta

Resgate, conhecimento e valorização em: moreno tem cultura, da Editora Ser Poeta

O livro Moreno tem cultura, publicado pela Editora Ser Poeta e financiado pela Lei Aldir Blanc, representa não apenas um resgate, mas também um registro da cultura morenense ao trazer instrumentistas, aboiadores, costureiras, confeiteiras, artistas de folguedos carnavalescos e juninos, poetas, cantores, artesãos, seresteiros. O registro da cultura também se dá no tocante ao coletivo ao nos apresentar associações de bacamarteiros, grupos percussivos, orquestras, bandas de forró, grupos folclóricos e de capoeira, companhias de dança e grupos que promovem atividades culturais direcionadas para públicos específicos, tais como idosos, a fim de estimular a interação social e o combate à depressão.

Através de depoimentos, informações históricas e fotografias, ampliamos o conhecimento sobre esses artistas autodidatas e multi-instrumentistas e o amor dessas pessoas pela arte. Ao trazer à tona essas histórias, também conhecemos indiretamente outros nomes que foram referências para eles. Ou seja, é um contínuo sem fim que vai se ampliando cada vez mais e nos fazendo perceber o quão rica é a nossa diversidade cultural. Daí a importância de valorizar o que é nosso. O livro é bastante eclético e reúne gerações ao apresentar tanto artistas na estrada há mais de 60 anos como também aqueles que estão no início da carreira.

Os engenhos e as casas de farinha e os espaços culturais voltados a combater a intolerância religiosa são ferramentas essenciais para pensarmos ainda mais sobre a amplitude da palavra cultura.

Como não poderia faltar, há o registro de festividades existentes em Moreno, tais como a Festa da macaxeira e, claro, a FELICIDADE — Feira de Literatura Independente da Cidade do Moreno.

Logo, Moreno tem cultura é fonte de consulta para curiosos, estudiosos e admiradores e, em simultâneo, as histórias ali presentes são fonte de inspiração para muitos outros artistas. É imprescindível reconhecer o papel dessas pessoas que deixaram e deixarão um grandioso legado para a cultura morenense, pernambucana, nordestina e brasileira.

Texto: Iaranda Barbosa

Revisão textual: Ana Clara Viera

Imagem: Editora Ser Peta

Baixe o link do livro: MORENO TEM CULTURA (editoraserpoeta.com.br)

Dúvidas pelo nosso WhatsApp: (81) 9.8641-1677


MORENO TEM CULTURA

  • Share by: