Nesta sexta feira (29/03/2019), nossos heróis e heroínas da literatura se reuniram em prol da literatura, fazendo hoje um marco na história. O Projeto da lei número
582, de, 13 fevereiro de 2019, que se trata da semana de literatura independente da cidade do Moreno, foi oficialmente instituída!
A luta para Moreno se tornar a terra da literatura independente se iniciou em abril de 2016, com a I FEIRA DE LITERATURA INDEPENDENTE DE MORENO, onde 20 poetas e produtores culturais de vários estados se juntaram para homenagear o poeta Dayvton Almeida pelos seus 20 anos de representatividade artística. No ano seguinte, contamos com o apoio da atual secretária de desenvolvimento social e direitos humanos Vera Letícia, aproximando a gestão municipal na expansão do projeto cultural e artística na cidade.
Com o fortalecimento da feira, a Editora Ser Poeta, junto aos criadores do evento, sentiram a necessidade de levar a proposta de um projeto de lei ao então presidente da câmara de vereadores Mozart Bruno, para mobilizar a participação da população em todos os seus segmentos. O projeto de lei foi aprovado por unanimidade no dia 19 de Dezembro de 2018 e hoje nodia 29 de Março, com todo o empenho da liga Ser Poeta composta por fortes e bravos heróis literários, foi assinada no gabinete do prefeito Vavá Rufino. Contamos também com a presença de representantes da academia de letras João Pereira e Araguani Alves, representantes da secretaria da cultura Luiz Galdino, Robson Ferreira e Roberto Junior , a representante da secretaria da educação Cátia Carneiro e escritores(as) da cidade.
No documento acima, contamos com a assinatura da poetiza Maria E. Dias, poeta Dayvton Almeida, vereador Mozart Bruno, presidente da academia de letras João Pereira e doprefeito Vavá Rufino.
Obrigado por entrar em contato.
A AMLA agradece sua confirmação.
Links Uteis