Em menção honrosa, por agradecimento e reconhecimento de atividades artísticas de grande valor prestadas à sociedade, o artista Helano Siqueira é homenageado pelo primogênito Helano de Siqueira Filho, que lança seu primeiro livro solo, intitulado “Da Saudade Fiz Minha Companhia – No Mato Feito Animal”, publicado pela editora Ser Poeta, o qual faz uma bela homenagem ao pai, que foi um nato contador de histórias reais e poeta. “Após a morte do meu pai, fui questionado se teria algo gravado sobre seu trabalho artístico, e como não havia nada documentado, resolvi fazer um livro em sua memória, onde a figura central fosse ele, transcrevendo suas poesias como ‘Boi de Carro’, ‘Brasil Caboclo’, ‘Flôr do Pochinanan’, entre outros”, disse o escritor. São relatos de um filho quanto as memórias do passado, resgatando fatos curiosos e instigantes sobre as décadas de 30 e 40, narrados e vivenciados pelo patriarca, com os conceitos de uma época que não volta mais e merece ser registrada com seu devido valor.
Helano de Siqueira Filho, médico por profissão e vocação, aos 82 anos de idade, em plena pandemia da Covid-19, com o tempo que sobrou durante o isolamento social, iniciou a escrita de seus relatos. Colocou no papel um projeto antigo, que busca atingir no leitor, o prazer pela leitura ao relatar seu patriarca como homem alegre e bem-humorado, que declamava poemas com propriedade, dando sentido aos versos. Assim, Helano, a mais nova Coruja Autora da editora Ser Poeta, se descobriu como escritor no auge de sua maturidade e já tem planos para um futuro próximo, onde pretende escrever romances e ficção científica. “Um livro é como um filho, comecei a escrever e fui gostando. Quando terminei, senti vontade de fazer outro”, afirma o autor.
Agora resta aguardar pelo lançamento desta obra-prima, que está previsto para abril de 2021, mês de aniversário da mãe de Helano que, pretende aproveitar a oportunidade e homenagear os pais, por estarem interligados em toda esta maravilhosa história de vida. Vale salientar que as fotografias do livro também são do próprio autor.
A primeira tiragem será de apenas 150 livros, com o intuito de presentear familiares e amigos — como agradecimento ao incentivo e compreensão de todos —, que receberam a ideia do projeto com satisfação e aguardam ansiosos pela obra que tem tudo para ser um sucesso.
Texto: Koanna K. Pontes
Correção ortográfica: Franciny de Oliveira Ancelmo
Imagem: editora Ser Poeta