A Cultura de Moreno e região se estabeleceu na Praça da Bandeira entre os dias 22 e 28 de agosto de 2022 para a 6° edição da Feira Literária Independente da Cidade do Moreno – FELICIDADE. Mesmo com o baixo orçamento arrecadado este ano, o evento contou com palestras, apresentações musicais, lançamentos de livros e sessões de autógrafos com autores. Como destaque, a discussão acerca da luta literária que envolve a realização da Feira esteve presente nos sete dias de evento, bem como a dedicação e perseverança de todos os envolvidos que fazem a FELICIDADE acontecer.
Segundo o diretor executivo da Editora Ser Poeta, Dayvton Almeida, diferente das edições anteriores, este ano a Feira contou com pouco incentivo do Poder Público, e a busca de apoio financeiro através dos editais culturais também não foi efetiva. Dessa forma, o evento acabou tendo de ser realizado com uma estrutura menor, o que provocou uma redução no número de visitantes.
"Hoje, Moreno é a Terra da Literatura Independente graças à FELICIDADE. Nós tentamos fazer com que essa Feira seja uma vitrine e traga público das cidades vizinhas, trazendo esse olhar cultural para o nosso município. Temos uma responsabilidade enorme de mostrar que não é apenas uma nomenclatura, e pretendemos cada vez mais aumentar o público. Independente do que aconteça, realizaremos este evento todos os anos, na última semana de agosto, com todas atrações que ele tem direito”, destaca.
Instituída em 13 de março de 2019 através da Lei de Nº 582, a Semana da Literatura e a Feira Literária Independente da cidade do Moreno tem, desde então, o objetivo de democratizar a cultura e, principalmente, o acesso à leitura.
Em 2022, mesmo com programação infantil inclusa no seu planejamento, a Feira não conseguiu trazer as escolas públicas para prestigiar o evento. Segundo Dayvton, há seis anos a Editora, como realizadora da FELICIDADE, procura obter o envolvimento tanto das escolas da cidade como dos professores. No entanto, a ação depende do alinhamento com a Secretaria de Educação do município, a qual seguem em discussão sobre essa possibilidade nos próximos anos.
A 6ª Feira Literária Independente da Cidade do Moreno – FELICIDADE teve o apoio da Universidade Popular do Nordeste (Unipop/NE), a Academia Morenense de Letras e Artes (Amla) e a empresa de internet Um Fibra, além do apoio do presidente da Câmara de Vereadores, Mozart Bruno, do gabinete do Deputado Estadual Wanderson Florêncio, e da candidata a Deputada Federal professora Maria José de Sena.
O projeto da 7ª FELICIDADE, planejada para 2023, já está em análise e foi entregue na abertura da edição deste ano, no dia 22 de agosto, em cerimônia realizada na Câmara de Vereadores de Moreno. “Estamos na contagem regressiva para a Feira do próximo ano e já em busca de investidores. Esperamos conseguir realizar uma edição totalmente diferente em 2023, mas é essencial deixar o recado de que nosso trabalho é sério e não estamos aqui brincando. A FELICIDADE veio para ficar”, encerra Dayvton Almeida.
Texto e correção:Ariadne Marcelino
Foto: Ardilis Willi
Edição de foto: Dayvton Almeida
Obrigado por entrar em contato.
A AMLA agradece sua confirmação.
Links Uteis