MARIA DO CARMO RATIS/ Moreno Tem Cultura

Entre plumas e paetês, em pleno carnaval, que é a maior festa popular do mundo, Maria do Carmo Ratis foi gerada. Sua mãe a carregava no ventre quando foi eleita “Rainha da Cidade de Moreno”. Amorenense herdou da matriarca o espírito carnavalesco, estreando, aos 17 anos, suas atividades culturais ao participar de vários grupos folclóricos. “Tenho amor por tudo que faço pela cultura, está no meu sangue. Estou sempre ligada aos grupos em todas as ações culturais que acontecem na minha cidade e fora dela também, direta ou indiretamente”, fala Ratis.
Apaixonada pela arte, a pernambucana participou de vários grupos e fundou alguns deles, entre os quais estão Artefatos, Quadrilha Terror Junina do Alto, Aurora Africana – Maracatu de Jaboatão dos Guararapes, O Bonde – Bloco Lírico do Recife, Bloco Lírico Flor do Eucalipto, Auroras dos Carnavais, Viva Vila Morro e Poesia, Arte de Sorrir – Mamulengos de Glória do Goitá, Espetáculo Musical Andanças, desfile oficial do Galo da Madrugada. Maria do Carmo produziu, também, o CD do Vilson Cavalcante, além de outras atividades no meio artístico. Atualmente, é presidente e fundadora do Bloco Lírico Espelho da Saudade, coordenadora dos grupos Amigos da Cultura e Festival de Quadrilhas Juninas no Município do Moreno e vice-presidente na Associação dos Produtores Culturais e Músicos do Moreno.
Aos 70 anos, a foliã continua em plena atividade artística, com filhos e netos orgulhosos do seu trabalho e que até participam dos grupos culturais que ela desenvolve. “Não sei viver sem fazer arte, porque MARIA DO CARMO RATIS Moreno Têm Cultura_ quinta-feira, 11 de novembro de 2021 18:39:33 10 faz parte de mim”, fala Maria do Carmo, confessando que se pudesse voltar no tempo, faria tudo novamente, mesmo sabendo que fazer cultura não é tarefa fácil. Ela sabe que é gratificante, com resultados positivos, pois um povo sem cultura é um povo sem história. Em plena pandemia da Covid-19, a lei Aldir Blanc beneficiou a produtora cultural, entre outros artistas em diversas áreas da cultura, representando um marco para todos os fazedores de cultura. Ratis está muito feliz em ter seu trabalho eternizado para as futuras gerações no 1° Catálogo Cultural da Cidade do Moreno, e é muito respeitada por toda a classe artística pelos serviços prestados à cultura.
Baixe o link do livro: MORENO TEM CULTURA (editoraserpoeta.com.br)
Dúvidas pelo nosso WhatsApp: (81) 9.8641-1677
Texto: Koanna K. Pontes
Foto: Wesley Souza e Ledo Gomes
Revisão: Ludmila Crusoé









