Um “jogo virtual” chamado de Baleia Azul atraiu jovens do mundo inteiro com desafios mortais no início de 2017, chegando ao Brasil com uma força destrutiva incomparável. Isto chamou a atenção do Sérgio Bezerra, que se inspirou para escrever “Além do Abismo – Automutilação e Ideação Suicida”, sua mais nova obra-prima com lançamento previsto para o segundo semestre de 2021, publicado pela editora Ser Poeta, trazendo uma mensagem de esperança para os jovens e as futuras gerações.
“Surgiram alguns casos de automutilação e suicídio atribuídos aos desafios da Baleia Azul. Dessa forma, começamos a perceber alguns jovens com comportamentos diferentes do habitual e isso chamou a atenção da Gestão da Escola Estadual Maria do Céu Bandeira. Naquela época, eu estava como Gestor Adjunto desta escola e iniciamos um trabalho de pesquisa, reuniões em grupo com jovens que praticavam autolesões”, explica o escritor, que trabalhava na cidade de Moreno, estado de Pernambuco.
O livro apresenta um tema complexo, abordando depressão, ansiedade e stress em uma sociedade adoecida por doenças contemporâneas. É uma tentativa de aliviar as dores emocionais da humanidade, compreendendo as origens dos conflitos e conscientemente gerenciá-los. Além disso, destaca os perigos do mundo virtual, das amizades inadequadas e da falta de diálogo no seio familiar. “Além do Abismo é um presente a toda sociedade, sobretudo à família, que necessita de um tempo para refletir sobre seu papel, com uma linguagem objetiva e adequada a várias faixas etárias. Dedico este livro a Deus, aos meus pais, à minha esposa e aos meus filhos”, fala o pernambucano.
Sérgio Bezerra se descobriu como escritor durante a infância. Gostava muito de ler e escrever e sempre participava de concursos de redação por saber escrever bem. O tempo passou, e quando adulto, o escritor começou a documentar suas inquietações, publicando artigos sobre educação em revistas e sites da área desde 2011. O recifense entende que a literatura liberta a alma, conduzindo os leitores a lugares inimagináveis. Sérgio já tem três livros infantis lançados: Em 2018, publicou O segredo da tartaruga; em 2019, Lulu, a formiguinha que não pode comer açúcar; em 2021, O pássaro e a princesa no Reino da Alegria”. Todos foram publicados pela editora Prazer de Ler. Cheios de planos para o futuro, o escritor pretende ter uma coluna permanente em uma revista de educação e publicar coletâneas de artigos e muitos livros infantis. Aconselha os aspirantes a escritores que deixem o inconsciente falar através das mãos.
Texto: Koanna K. Pontes
Correção ortográfica: Só Falta Revisar
Imagens: Editora Ser Poeta