A editora Ser Poeta administra diversos projetos, entre eles um audacioso objetivo de expandir a literatura feminina em todo o território nacional, recrutando mulheres de todas as idades, raças e etnias que buscam, incansavelmente, por seus espaços como escritoras, sempre enfrentando muita resistência.
A antologia 20 Marias Em Um Grito, lançada no primeiro semestre de 2021, no site da Editora Ser Poeta, surge, então, para que haja reconhecimento público da existência do trabalho poético e artístico desenvolvido por algumas mulheres durante toda a sua vida ou, ainda, por autoras iniciantes.
“O livro surgiu com a intenção de dar voz às mulheres silenciadas e até mesmo assassinadas, que estão em relacionamentos abusivos ou são abusivas e não se dão conta das suas atitudes. Um contexto em que a humanidade está doente, necessitando desse grito, agregando mulheres para uma gritaria ensurdecedora”, fala a escritora Bel Aquino, idealizadora do projeto que vem crescendo surpreendentemente, devido à procura e aceitação do público.
A artista Bill Dias participa deste projeto como escritora e também como ilustradora da capa, na qual uma borboleta colorida agrega valores como o movimento LGBTQI+, simbologias africanas, maternidade e espiritualidade.
Já a atriz Jeniffer Francisco se descobriu escritora em plena pandemia de 2020, passando a escrever poemas e roteiros de curta-metragem para integrar o grupo das Marias. Jenniffer registrou tudo em forma de documentário, relatando o processo de produção das 20 Marias incríveis que estão no livro. “Busquei inspiração na psicanálise, mais precisamente em Freud e na época em que era estudante de psicologia. Durante a quarentena da Covid-19, eu estava passando por momentos pessoais delicados, e escrever era um consolo para aliviar e compreender as dores que eu estava sentindo naquele momento”, explica a artista.
Colhendo bons frutos por onde passa, o projeto instiga mulheres guerreiras a assumirem as rédeas da própria vida, expondo sonhos e opiniões em 20 Marias Em Um Grito São Paulo. “Aconselho cada pessoa que tem em si a vontade de escrever que não hesite em colecionar rascunhos da forma como for. Mas que escreva sempre e acredite, pois é possível organizar ideias e publicar seu livro”, diz a escritora Erika Pinheiro, emocionada com a aceitação do público. Vale salientar: já estão em desenvolvimento os livros 20 Marias Em Um Grito Pernambuco, Minas Gerais e Tocantins. Portanto, vale a pena conferir de perto os livros escritos por essas talentosas Corujas Autoras em diversos estados brasileiros.
Texto: Koanna K. Pontes
Correção ortográfica: Ludmila Crusoé
Imagens: editora Ser Poeta