O desejo de divulgar o carnaval multicultural na cidade do Moreno contribuiu para a criação da Orquestra Expresso Folia, fundada por Cícero José da Silva, popularmente conhecido como Ciço Moreno, que convidou, para compor o grupo, artistas experientes em todos os ritmos carnavalescos, como frevo, caboclinho, maracatu, mangue e marchinha. Artistas que migraram do forró, mas que resolveram embarcar nesse projeto audacioso, sempre utilizando nos shows figurinos que resgatam os antigos carnavais tradicionais, vestidos de Pirata, Pierrot, Colombina, etc.
“O grupo já tem dois álbuns gravados, com o total de 25 músicas. O que está atrapalhando é a pandemia da Covid-19, mas em breve pretendemos voltar a gravar nossos projetos autorais. Que a arte e a cultura possam chegar da maneira mais linda e doce aos corações do nosso povo”, explica Bola, vocalista do grupo, que também toca percussão (zabumba, triângulo).
Bola é casado com Flaviane e é pai de Bruno (13) e Bernardo (8). O artista sempre teve muita facilidade para decorar letras e cantar no tom, descobrindo, durante a infância, seu talento musical. Mas só na adolescência foi chamado para participar do Coral Renascentista da igreja católica que frequentava, e, a partir daí, os convites começaram a surgir para participar de bandas, mesmo não tendo formação musical. Em 2021, o cantor Bola Nordestino completa 30 anos de carreira artística, com um portfólio expressivo e total apoio da família.
Além de Bola Nordestino, a Orquestra é composta por Kelma (vocal), Ciço Moreno (sanfoneiro), Marcone, Wilson (surdo), Ivo Silva (percussão), Alex (caixa), Zaqueu (teclados) e Eraldo (baixo). As principais referências musicais da Banda Expresso Folia são: Capiba, Claudionor Germano, Chico Science, Elba Ramalho, Novos Baianos, Selma do Coco, Marron Brasileiro, Almir Rouche, Lia de Itamaracá, entre outros artistas renomados do cenário musical brasileiro.
Sendo composta por artistas talentosos, a Orquestra Expresso Folia toca seu repertório musical sempre de acordo com o evento. O grupo representa extrema importância para a cultura nordestina, pois resgata músicas que se perdem com o passar do tempo, resistindo, assim, aos modismos impostos pela grande mídia.
Baixe o link do livro: MORENO TEM CULTURA (editoraserpoeta.com.br)
Dúvidas pelo nosso WhatsApp: (81) 9.8641-1677
Texto: Koanna K. Pontes
Foto: arquivo pessoal dos artistas
Revisão: Ludmila Crusoé
Obrigado por entrar em contato.
A AMLA agradece sua confirmação.
Links Uteis