No litoral de Pernambuco, 109km ao sul da capital, na Região Nordeste do Brasil, está localizado o município de Tamandaré. Ocupando uma área territorial de aproximadamente 214,307km², com mais de 22 mil habitantes, é considerado um dos munícipios mais populosos do estado. Um celeiro artístico que destaca o trabalho de um filho dessa terra, Romero Silva de Albuquerque, que é professor de educação física, capoeirista e um dos idealizadores do “Consciência Negra em Tamandaré” e da Associação “Maré Cultural”, projetos sem fins lucrativos, fundados com a intenção de resgatar o histórico do seu povo.
Romero, um autêntico bairrista, se aventura no primeiro semestre de 2021 em seu primeiro livro solo dedicado ao público infantil, intitulado “Tamandaré — esse é meu nome, essa é minha história”, representando a missão de enfatizar sua identidade como tamandareense. “Uma releitura do livro Tamandaré — História de um Município , publicado em 2000 pela Professora Maria do Carmo Ferrão. Em conversa com a autora citada, sentimos a necessidade de levar as informações para a criançada. No princípio, o texto era para fazer uma homenagem à autora, onde ela criou um canal chamado “Historiando Tamandaré” com a missão de divulgar a nossa história. O processo de construção foi tão prazeroso que decidimos juntos registrar a história em um periódico escrito para o universo infantil”, explica Romero.
O título do livro tem o objetivo de chamar atenção para a história do município. Assim, o escritor pretende despertar nos leitores a importância da origem dos seus conterrâneos na contemporaneidade, por meio dos seus antepassados africanos, europeus e indígenas, que povoaram todo o território no início da colonização, além de contribuir para o crescimento literário da região. Enquanto isso, aguardamos ansiosos o lançamento da mais nova coruja autora da editora Ser Poeta.
Texto: Koanna K. Pontes
Correção ortográfica: Catharine Affiune
Imagem: editora Ser Poeta