Eram alguns amantes da poesia que reverenciavam a madrugada em seu portal de quimeras, em um grupo de WhatsApp. Dayvton Almeida ‘O Ser Poeta’, era o menestrel líder.
Assim, em 2015 nasceu o sonho da FELICIDADE. Poetas se organizando pra uma coletânea em homenagem ao menestrel e ousar mais! Claro que sim, porque sonhos não tem poda!
Em 2016 aconteceu a primeira feira de literatura independente da cidade do Moreno - FELICIDADE. Sem apoio e com improvisos, o evento foi um marco na vida desses amantes da poesia e um acontecimento de renovação e incentivo cultural no município.
De lá pra cá, Dayvton por várias vezes quis desistir e todas essas vezes encontrou mais sonhadores para ratificar essa luta e torná-la histórica.
A Feira FELICIDADE hoje é uma realidade anual, é realizada no mês de agosto e confraterniza a cultura do país no Nordeste, precisamente em Moreno, Pernambuco. São escritores, músicos, atores, artesãos de todo canto do país que lá encontra acolhimento e alimento de perseverança nas nossas infinitas expressões da arte. Com um foco principal: a LITERATURA INDEPENDENTE.
Nesse aspecto, a Feira FELICIDADE é singular, é berço, laboratório, cultivo e morada de todos os autores independentes do Brasil e por que não no mundo? Já tivemos autores estrangeiros que participaram das antologias anuais lançadas no evento. Em três dias respirando literatura, música, arte, artesanato, teatro etc...
Mais uma vez, a esperança está na porta pedindo passagem, no dia 18 de dezembro às 21h a Câmara Municipal do Município do Moreno votou por unanimidade a lei 018/2018 projeto que cria uma feira de literatura independente da cidade do Moreno por uma semana, ou seja, a FELICIDADE com sete dias de cultura e literatura.
O projeto foi apresentado pelo vereador presidente da câmara Mozart Bruno, com o apoio indispensável do Vereador Cidicley Silva de Melo e a secretária de desenvolvimento social e direitos humanos Vera Letícia. Qual o presente de D'Artagnan e os três mosquiteiros (Dayvton Almeida, Mozart Bruno, Cidicley e Vera Letícia) ao município? Uma feira para todos que quiserem participar e somar nesse movimento que reflete a urgência do Brasil em criar possibilidades de acesso à mais leitura, conhecimento e produção literária.
Ainda temos uma pendência, estamos aguardando a sanção do executivo municipal. O que alimenta a esperança de que é certa essa sanção, é o fato da simpatia do prefeito Vavá Rufino pelo Projeto de Lei, agora Lei e o evento Feira FELICIDADE que é mola de progresso para a cidade de Moreno.
Obrigado por entrar em contato.
A AMLA agradece sua confirmação.
Links Uteis