Blog Post

7ª edição da Feira de Literatura Independente do Moreno começa a ser planejada

Ariadne Marcelino • 8 de fevereiro de 2024

Organizada anualmente pela Editora Ser Poeta, a FELICIDADE está na fase de captação de recursos para que possa ser executada em 2024

    Após um ano sem ser realizada, a Feira de Literatura Independente da Cidade do Moreno – FELICIDADE está de volta para sua 7ª edição em 2024. Com o tema “#FELICIDADEsim!”, o evento, que é organizado pela editora Ser Poeta desde 2016, já iniciou seus primeiros preparativos, com a busca pela captação de recursos. A Feira é realizada sempre na última semana de agosto, na Praça da Bandeira, em Moreno (PE). De forma gratuita, oferece uma extensa programação cultural, com diversas atividades artísticas, desde apresentações musicais a lançamentos de livros.


      “Estamos sempre atentos aos editais — atualmente fazendo a inscrição para a Lei Rouanet —, mas também na busca pelo patrocínio das empresas da cidade. A partir do Carnaval, começaremos a estudar a programação, analisando o quanto poderemos investir para mobilizar as atividades da Feira. O que posso adiantar é que vamos manter nossa programação ampla, com música, oficinas, lançamentos de livros, e com a participação de corujas autoras de vários estados e países”, detalha o diretor-executivo da Ser Poeta, Dayvton Almeida.


  Em 2023, a Feira de Literatura Independente não teve sua edição anual realizada em razão da falta de verbas. A Editora Ser Poeta, principal investidora do evento, participou da XIV Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, realizada em outubro do mesmo ano, o que fez com que os investimentos fossem redirecionados para o estande. Representando Moreno, a Editora também não obteve auxílio para levar a literatura da cidade à Bienal.


    Além disso, segundo o diretor-executivo, durante o ano foi movimentada a campanha “Diga sim para a FELICIDADE”, em que participaram diversos autores, poetas, leitores, colaboradores da Editora e artistas pernambucanos no geral. Mesmo assim, a edição 2023 da FELICIDADE não teve o apoio da gestão pública municipal e estadual. “Foi frustrante. Tentamos fazer a mobilização que pôde e não tivemos o apoio que esperávamos. Acho um absurdo, uma vez que há sete anos colocamos a cara e o maior incentivo para que Moreno respeite a lei e entenda que a cidade é de fato a Terra da Literatura Independente”, relata Almeida.


 
Reconhecimento do Legislativo


      Em fevereiro de 2019, o presidente da Câmara de Vereadores de Moreno, Mozart Bruno, instituiu a Semana da Literatura Municipal e a Feira de Literatura Independente da cidade do Moreno através da Lei Nº 582. Esta, caracteriza como principais objetivos dessas atividades culturais: a formação de uma sociedade leitora, a democratização da cultura, o acesso à literatura, a difusão da educação, o estímulo à produção literária independente de Moreno e o incentivo à leitura, com recortes étnicos-raciais em promoção aos direitos humanos. Tudo isso, promovendo também uma melhoria na qualidade de vida.



    Em razão da não realização da Feira em 2023, no fim do último ano o vereador Edivan Carneiro propôs à Câmara de Vereadores a emenda aditiva Nº 016/2023, para que a Lei Municipal Nº 582 fosse colocada em prática. Na emenda, é autorizado o repasse de R$100 mil às Associações privadas sem fins lucrativos, em forma de contribuições, auxílios ou subvenções sociais, para realização da Semana Literária. 


    “A emenda impositiva é para o exercício de 2024. O valor já está garantido no orçamento, basta o prefeito municipal aplicá-lo na Feira. Caso o recurso não seja aplicado, devemos, juntamente com os representantes, acionar o Ministério Público. Vamos continuar ajudando e dando voz à cultura da nossa cidade”, explica Carneiro.


     Segundo conta Mozart Bruno, nos primeiros anos com a lei imposta, em sua antiga gestão, a prefeitura prestou apoio ao projeto e as ações puderam ser realizadas. O presidente da Câmara de Vereadores ainda diz esperar que neste ano o atual Poder Executivo Municipal tenha um olhar diferenciado para a iniciativa através da Secretaria de Educação. 


    “A importância da Semana Literária é indiscutível. Faz com que as pessoas tenham interesse pela leitura, oportuniza que os artistas do município sejam vistos e possam crescer. Continuaremos apoiando e estamos de portas abertas para que a feira da FELICIDADE volte com todo gás. Sua importância é grandiosa”, destaca.


    Para contribuir com a realização da 7ª FELICIDADE, o diretor-executivo da Ser Poeta, Dayvton Almeida, convida a comunidade de Moreno, leitores e amantes da literatura de Pernambuco a se juntarem à campanha “#FelicidadeSim” nas redes sociais. “Estamos na contagem regressiva no nosso site! Pedimos muito que a população se mobilize e venha somar nessa campanha, com essas provocações. Chamamos o povo para que grave um pequeno vídeo dizendo sim à FELICIDADE e publique nas redes sociais. Isso nos dá uma força muito grande para que possamos mostrar aos gestores da cidade que esse evento já está no coração do leitor pernambucano”, conclui. 



Texto e revisão: Ariadne Marcelino


Edição de foto: Anderson Mendes vulgo "Goneilustra"



Compartilhe sem moderação

A obra
Por Dayvton Almeida 21 de novembro de 2024
A obra "Criançar: poemas para emocionar" de Emerson Bezerra encanta leitores de todas as idades com sua sensibilidade e criatividade, abordando temas como amor, amizade e a beleza do cotidiano. O lançamento, realizado na livraria da Jaqueira no Recife Antigo, criou um ambiente acolhedor e alegre, enriquecido pela apresentação do saxofonista Deyvson Pereira. Os participantes saíram inspirados, reconhecendo a poesia como uma força transformadora. A obra convida à reflexão e ao autoconhecimento, permitindo que os leitores se conectem com suas emoções. Para adquirir o livro, basta contatar o autor nas redes sociais ou visitar a livraria do Jardim no Centro do Recife.
Por Dayvton Almeida 10 de novembro de 2024
8 de novembro, o escritor Romero Albuquerque da Silva lançará seu novo livro "Tamandaré: Esse é meu brasão, essa é minha bandeira" na câmara de vereadores de Tamandaré. O livro é o segundo volume da coleção Tamandaré e conta com o apoio da Lei Paulo Gustavo. Haverá três lançamentos em escolas em homenagem ao professor Amaro Matias. O evento incluirá a presença de representantes da emancipação de Tamandaré, uma sessão de autógrafos com o autor e apresentações culturais. Para Romero, o lançamento é uma oportunidade de fortalecer laços comunitários e celebrar a identidade da cidade.
Por Dayvton Almeida 1 de novembro de 2024
O livro "Tamandaré: Esse é meu brasão, essa é minha bandeira", escrito por Romero Silva de Albuquerque e financiado pela Lei Paulo Gustavo, será lançado em uma noite muito especial no dia 08 de novembro, às 20h, na Câmara Municipal dos Vereadores de Tamandaré, localizada na Av. Jose Bezerra Sobrinho, 520 - Tamandaré, PE, 55578-000. Esta obra significativa traz à tona as cores vibrantes da bandeira da cidade, celebrando a rica herança cultural e histórica de Tamandaré. O evento de lançamento promete ser uma celebração cultural imperdível, repleta de atividades envolventes, como contação de histórias que convidarão o público a se aprofundar ainda mais nesse universo fascinante, além de uma tão esperada sessão de autógrafos com o próprio autor. Não perca a oportunidade de se conectar com a história e a bandeira de Tamandaré, enquanto honramos a riqueza de nossa identidade. Fique atento às atualizações sobre este evento e venha se juntar a essa jornada literária que promete encantar a todos! O livro é mais do que uma simples obra; é uma homenagem à cidade, com o objetivo de resgatar e valorizar sua história e seus símbolos, fortalecendo o sentimento de pertencimento e identidade entre todos os habitantes locais. Durante a ocasião, além da presença do autor, haverá também apresentações culturais que destacarão a diversidade e os talentos da comunidade local, proporcionando uma noite repleta de arte e cultura. Os convidados poderão desfrutar de momentos verdadeiramente únicos, onde a literatura se encontra com a tradição, criando um ambiente enriquecedor de troca e aprendizado. A presença de todos é vital para celebrar esta obra que promete não apenas enriquecer o conhecimento sobre Tamandaré, mas também inspirar as futuras gerações a preservar e valorizar suas raízes. Venha fazer parte desse momento especial e leve para casa um exemplar autografado que se tornará um precioso tesouro cultural, simbolizando a beleza e a essência de Tamandaré!
Por Dayvton Almeida 30 de outubro de 2024
O livro "MORENO EM UMA VISÃO ABSTRATA", de Larysa Rosas, foi lançado em 13 de setembro de 2024, na Câmara de Vereadores de Moreno-PE, com uma exposição das telas que serão doadas à Secretaria de Cultura local.
Gabriele Pedro lança seu primeiro livro, ‘PADRO, O MENINO DE TRATO’
Por Dayvton Almeida 27 de outubro de 2024
Gabriele Pedro, lançou seu primeiro livro, "Padro, o menino de trato", em um evento na FALUB, com a presença de especialistas em Linguística. A obra utiliza trava-línguas para ajudar crianças a superar dificuldades na leitura e escrita, promovendo diversão e aprendizado. Durante o lançamento, Gabriele compartilhou seu processo criativo, ressaltando como suas experiências em sala de aula influenciaram o livro, que visa desenvolver dicção, concentração e memória. Disponível no site da Editora Ser Poeta, o livro promete ser um sucesso entre educadores e jovens leitores, inspirando futuros projetos literários.
Roberto Nogueira, autor mineiro com mais de 80 obras publicadas, vive no Nordeste há 40 anos e lanço
Por Dayvton Almeida 26 de outubro de 2024
Roberto Nogueira, autor mineiro com mais de 80 obras publicadas, vive no Nordeste há 40 anos e lançou recentemente um livro inspirado em seus sonhos. A obra revela medos, cansaços e alegrias de sua vida, criando uma conexão especial com os leitores. O lançamento ocorreu na Livraria do Jardim em 27 de setembro de 2024, e foi um sucesso, com uma sessão de autógrafos animada. Durante o evento, Nogueira compartilhou seu processo criativo e a importância dos sonhos. Ele também leu trechos do livro, emocionando o público. O autor expressou gratidão e a intenção de continuar explorando novas histórias no futuro.
Por Dayvton Almeida 23 de julho de 2024
"20 MARIAS EM UM GRITO RIO DE JANEIRO": Vinte Marias se unem em um grito poético, expressando suas lutas, sonhos, ideias, conquistas e desafios, confrontando suas próprias emoções.
Paulo de Tarso faz sua estreia na literatura com a Ser Poeta, Em seu primeiro livro, o escritor traz
Por Ariadne Marcelino 8 de março de 2024
Paulo de Tarso faz sua estreia na literatura com a Ser Poeta, Em seu primeiro livro, o escritor traz
EDITORA SER POETA CELEBRA 100 LIVROS PUBLICADOS
Por Dayvton Almeida 10 de agosto de 2023
É com imensa alegria e gratidão que chegamos ao marco de 100 títulos publicados!
JOÃO PEREIRA LANÇA NOVO LIVRO SOBRE A CIDADE DE MORENO
Por Dayvton Almeida 1 de agosto de 2023
O novo lançamento do autor João Pereira está contemplando a marca de 100 publicações da Editora Ser Poeta.
Show More
Share by: