Organizada anualmente pela Editora Ser Poeta, a FELICIDADE está na fase de captação de recursos para que possa ser executada em 2024
Após um ano sem ser realizada, a Feira de Literatura Independente da Cidade do Moreno – FELICIDADE está de volta para sua 7ª edição em 2024. Com o tema “#FELICIDADEsim!”, o evento, que é organizado pela editora Ser Poeta desde 2016, já iniciou seus primeiros preparativos, com a busca pela captação de recursos. A Feira é realizada sempre na última semana de agosto, na Praça da Bandeira, em Moreno (PE). De forma gratuita, oferece uma extensa programação cultural, com diversas atividades artísticas, desde apresentações musicais a lançamentos de livros.
“Estamos sempre atentos aos editais — atualmente fazendo a inscrição para a Lei Rouanet —, mas também na busca pelo patrocínio das empresas da cidade. A partir do Carnaval, começaremos a estudar a programação, analisando o quanto poderemos investir para mobilizar as atividades da Feira. O que posso adiantar é que vamos manter nossa programação ampla, com música, oficinas, lançamentos de livros, e com a participação de corujas autoras de vários estados e países”, detalha o diretor-executivo da Ser Poeta, Dayvton Almeida.
Em 2023, a Feira de Literatura Independente não teve sua edição anual realizada em razão da falta de verbas. A Editora Ser Poeta, principal investidora do evento, participou da XIV Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, realizada em outubro do mesmo ano, o que fez com que os investimentos fossem redirecionados para o estande. Representando Moreno, a Editora também não obteve auxílio para levar a literatura da cidade à Bienal.
Além disso, segundo o diretor-executivo, durante o ano foi movimentada a campanha “Diga sim para a FELICIDADE”, em que participaram diversos autores, poetas, leitores, colaboradores da Editora e artistas pernambucanos no geral. Mesmo assim, a edição 2023 da FELICIDADE não teve o apoio da gestão pública municipal e estadual. “Foi frustrante. Tentamos fazer a mobilização que pôde e não tivemos o apoio que esperávamos. Acho um absurdo, uma vez que há sete anos colocamos a cara e o maior incentivo para que Moreno respeite a lei e entenda que a cidade é de fato a Terra da Literatura Independente”, relata Almeida.
Reconhecimento do Legislativo
Em fevereiro de 2019, o presidente da Câmara de Vereadores de Moreno, Mozart Bruno, instituiu a Semana da Literatura Municipal e a Feira de Literatura Independente da cidade do Moreno através da Lei Nº 582. Esta, caracteriza como principais objetivos dessas atividades culturais: a formação de uma sociedade leitora, a democratização da cultura, o acesso à literatura, a difusão da educação, o estímulo à produção literária independente de Moreno e o incentivo à leitura, com recortes étnicos-raciais em promoção aos direitos humanos. Tudo isso, promovendo também uma melhoria na qualidade de vida.
Em razão da não realização da Feira em 2023, no fim do último ano o vereador Edivan Carneiro propôs à Câmara de Vereadores a emenda aditiva Nº 016/2023, para que a Lei Municipal Nº 582 fosse colocada em prática. Na emenda, é autorizado o repasse de R$100 mil às Associações privadas sem fins lucrativos, em forma de contribuições, auxílios ou subvenções sociais, para realização da Semana Literária.
“A emenda impositiva é para o exercício de 2024. O valor já está garantido no orçamento, basta o prefeito municipal aplicá-lo na Feira. Caso o recurso não seja aplicado, devemos, juntamente com os representantes, acionar o Ministério Público. Vamos continuar ajudando e dando voz à cultura da nossa cidade”, explica Carneiro.
Segundo conta Mozart Bruno, nos primeiros anos com a lei imposta, em sua antiga gestão, a prefeitura prestou apoio ao projeto e as ações puderam ser realizadas. O presidente da Câmara de Vereadores ainda diz esperar que neste ano o atual Poder Executivo Municipal tenha um olhar diferenciado para a iniciativa através da Secretaria de Educação.
“A importância da Semana Literária é indiscutível. Faz com que as pessoas tenham interesse pela leitura, oportuniza que os artistas do município sejam vistos e possam crescer. Continuaremos apoiando e estamos de portas abertas para que a feira da FELICIDADE volte com todo gás. Sua importância é grandiosa”, destaca.
Para contribuir com a realização da 7ª FELICIDADE, o diretor-executivo da Ser Poeta, Dayvton Almeida, convida a comunidade de Moreno, leitores e amantes da literatura de Pernambuco a se juntarem à campanha “#FelicidadeSim” nas redes sociais. “Estamos na contagem regressiva no nosso site! Pedimos muito que a população se mobilize e venha somar nessa campanha, com essas provocações. Chamamos o povo para que grave um pequeno vídeo dizendo sim à FELICIDADE e publique nas redes sociais. Isso nos dá uma força muito grande para que possamos mostrar aos gestores da cidade que esse evento já está no coração do leitor pernambucano”, conclui.
Texto e revisão: Ariadne Marcelino
Edição de foto: Anderson Mendes vulgo "Goneilustra"
Obrigado por entrar em contato.
A AMLA agradece sua confirmação.
Links Uteis