Musicalização é a construção do conhecimento musical, desperta o gosto pela música, contribui para tirar da ociosidade crianças e adolescentes e oferece possibilidades, entre as quais o objetivo de oportunizar uma profissão. Com esse intuito, Edvaldo Melquíades Dias da Paixão Filho fundou, em quatro de junho de 2005, a Banda Musical Elza Pereira, que é mantida com recurso municipal e federal.
A Banda é formada por alunos e ex-alunos da comunidade escolar, possuindo, atualmente, 30 componentes que se apresentam em escolas, desfiles cívicos, encontros de bandas e fanfarras. Qualquer pessoa pode fazer parte do grupo, basta ser estudante de escola municipal ou estadual. No repertório musical, há hinos pátrios e músicas populares. Entre as referências musicais, estão a Banda Sinfônica da Cidade do Recife e a Banda Sinfônica do Centro de Educação Musical de Olinda – (CEMO).
“Com este trabalho desenvolvido, temos colhido vários frutos, principalmente, o ingresso destes jovens em bandas militares, professores de música regentes, músicos de orquestras e bandas populares em geral”, fala o flautista Mikael Silva da Paixão, que faz parte do projeto desde seus 15 anos de idade. O artista aconselha aos aspirantes a músicos que não desistam dos sonhos, porque cada apresentação é única, despertando a sensação de superação entre os praticantes dessa arte.
Baixe o link do livro: MORENO TEM CULTURA (editoraserpoeta.com.br)
Dúvidas pelo nosso WhatsApp: (81) 9.8641-1677
Texto: Koanna K. Pontes
Foto: arquivo pessoal dos artistas
Revisão: Ludmila Crusoé
Obrigado por entrar em contato.
A AMLA agradece sua confirmação.
Links Uteis