O folclore brasileiro representa a identidade cultural de um povo, em que diversas expressões culturais populares são preservadas de geração para geração, entre as quais, o “Bumba Meu Boi”, com a união de elementos culturais africanos, europeus e indígenas, surgindo como protesto, na zona rural do Nordeste em pleno século XVIII. Na cidade do Moreno, o grupo de idosas “Raio de Sol” fundou, no dia 14 de janeiro de 2000, o “Boi Manhoso Raio de Sol”, uma proposta de Ecilene Dantas para promover atividades culturais e exercícios físicos para um belo grupo de alegres senhoras. Ecilene passou a confeccionar os figurinos, produzidos com espuma, tecidos diferenciados, muita fita de cetim e lantejoulas. O grupo é coordenado, com total dedicação, por Sidronia Sabino de Oliveira, e o figurino, sempre que possível, é restaurado por Gedson Moreno.
Uma agremiação cultural que surgiu em uma tarde de reunião, composta por 15 integrantes e dois personagens, sendo eles “Manobrista” e o “Boi”. “Durante a infância, sempre gostei das manifestações populares. Mas agora, na melhor idade, eu me interessei em trabalhar com pessoas de faixas etárias semelhantes à minha, e estou muito feliz por contribuir com a história cultural da minha cidade”, explica Sidronia.
Manifestação cultural folclórica importante para valorizar a cultura pernambucana, em que os integrantes do “Boi” também aprendem sobre sua história, realizando apresentações e eventos folclóricos em geral. O grupo não cobra pelas participações. O mais interessante é que qualquer pessoa pode fazer parte do “Boi Manhoso Raio de Sol”, desde que tenha no mínimo 50 anos de idade, preservando, assim, a cultura popular brasileira.
“Já minha participação no “Boi” começou por incentivo da minha mãe, que já participava do grupo e ao acompanhá-la eu me interessei pelas atividades, tornando-me a “Manobrista do Boi”, valorizando assim a cultura pernambucana”, explica, emocionada, Sônia Viana Rodrigues da Silva. Sônia se emociona pelo fato de o grupo está participando do 1° Catálogo Cultural da Cidade do Moreno, realizado pela editora Ser Poeta, com recursos da lei Aldir Blanc, porque essa é a primeira ajuda financeira que o grupo recebe do Estado e eles não perderam tempo, já renovaram todos os figurinos. Enfim, o “Bumba Meu Boi” é considerado como Patrimônio Cultural do Brasil, desde 2012, pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
Baixe o link do livro: MORENO TEM CULTURA (editoraserpoeta.com.br)
Dúvidas pelo nosso WhatsApp: (81) 9.8641-1677
Texto: Koanna K. Pontes
Foto: arquivo pessoal dos artistas
Revisão: Ludmila Crusoé
Obrigado por entrar em contato.
A AMLA agradece sua confirmação.
Links Uteis