Blog Post

Caroline Pontes de Castro lança o livro “Chamego: afeto em cores”

Koanna K. Pontes • 2 de setembro de 2021
No Brasil e no mundo, o preconceito, infelizmente, ainda é muito praticado injustamente de várias maneiras. A comunidade lgbtqia+ luta diariamente por respeito, direito básico de todo ser humano, independentemente da sua cor, raça, gênero, orientação sexual, classe ou religião. Diante dos fatos, a escritora e psicóloga Caroline Pontes de Castro, sensibilizada, encontrou inspiração para escrever “Chamego: afeto em cores”, pela editora Ser Poeta, com previsão de lançamento para o segundo semestre de 2021. 

“Resolvi manifestar meu 'grito de guerra' em respeito à diversidade, em meio a tantas militâncias, com a única arma que tenho em mãos e me orgulho em usá-la: a poesia. Selecionei alguns textos que foram escritos para uma mulher incrível, minha atual companheira. Tentei expor como uma relação homoafetiva é, e pode ser linda, como qualquer outra relação em que o amor e parceria se fazem presentes na amizade, paixão, dúvida, medo, sexo, sonhos, soma e por aí vai”, fala a mais nova Coruja Autora.

Caroline Pontes de Castro ainda afirma que a sensação é a maior responsável pela arte, porque se qualquer tipo de arte for produzido sem sentido para o artista, ele não vai ter o essencial para mantê-lo conectado com o público. A expressão torna-se basicamente a única coisa que temos na vida enquanto ser, se ela não sair da nossa mente e corpo, pode causar danos inimagináveis aos seres humanos. Por esse motivo, deixar as emoções vazarem de forma saudável é entender que o louco que faz arte não é louco, é artista, explica a autora ao aconselhar os aspirantes a escritores.

A literatura é transformadora, imortalizando talentosas escritoras como Caroline, que aos 7 anos já se destacava entre os amiguinhos na escola, por escrever redações de uma maneira diferente dos outros, não melhor ou pior, mas por valorizar a ideia de pôr no papel o que queria mostrar, sempre com o total apoio da família. “Então escrevi assim, desde sempre, porque eu nunca tinha colocado a escrita como trabalho formal, para não colocá-la em riscos, por saber que talvez ela se unisse a obrigações, compromissos etc. Mas são novos desafios. Teve um projeto na escola para escrever um livreto infantil, e recebi todo apoio ao confeccioná-lo. Inclusive em breve também será lançado junto com a “Revolução dos Contos de Fadas” através da editora Ser Poeta”, fala a autora.

Inquieta e talentosa em sua arte, Caroline já tem dois livros publicados: “Fora de Órbita” - o primeiro da trilogia “Sentir e Expressar”; “Camarada D'água” - o segundo da trilogia, seguindo na classificação do primeiro, sendo contos, crônicas e poesias, ambos publicados pela editora CRV em 2020. Mas para a felicidade dos leitores, a cearense não pretende parar de escrever e já está finalizando “Efeito Colateral”, o último da trilogia, e “Apathéia”. 

Sua meta literária é promover eventos com uma mostra de literatura e sarau de poesias, expondo principalmente seus trabalhos. Agora só nos resta aguardar para conferir de perto todos esses livros. Imperdíveis! 


Texto: Koanna K. Pontes
Correção ortográfica: Ludmila Crusoé
Imagens: editora Ser Poeta
  

A obra
Por Dayvton Almeida 21 de novembro de 2024
A obra "Criançar: poemas para emocionar" de Emerson Bezerra encanta leitores de todas as idades com sua sensibilidade e criatividade, abordando temas como amor, amizade e a beleza do cotidiano. O lançamento, realizado na livraria da Jaqueira no Recife Antigo, criou um ambiente acolhedor e alegre, enriquecido pela apresentação do saxofonista Deyvson Pereira. Os participantes saíram inspirados, reconhecendo a poesia como uma força transformadora. A obra convida à reflexão e ao autoconhecimento, permitindo que os leitores se conectem com suas emoções. Para adquirir o livro, basta contatar o autor nas redes sociais ou visitar a livraria do Jardim no Centro do Recife.
Por Dayvton Almeida 10 de novembro de 2024
8 de novembro, o escritor Romero Albuquerque da Silva lançará seu novo livro "Tamandaré: Esse é meu brasão, essa é minha bandeira" na câmara de vereadores de Tamandaré. O livro é o segundo volume da coleção Tamandaré e conta com o apoio da Lei Paulo Gustavo. Haverá três lançamentos em escolas em homenagem ao professor Amaro Matias. O evento incluirá a presença de representantes da emancipação de Tamandaré, uma sessão de autógrafos com o autor e apresentações culturais. Para Romero, o lançamento é uma oportunidade de fortalecer laços comunitários e celebrar a identidade da cidade.
Por Dayvton Almeida 1 de novembro de 2024
O livro "Tamandaré: Esse é meu brasão, essa é minha bandeira", escrito por Romero Silva de Albuquerque e financiado pela Lei Paulo Gustavo, será lançado em uma noite muito especial no dia 08 de novembro, às 20h, na Câmara Municipal dos Vereadores de Tamandaré, localizada na Av. Jose Bezerra Sobrinho, 520 - Tamandaré, PE, 55578-000. Esta obra significativa traz à tona as cores vibrantes da bandeira da cidade, celebrando a rica herança cultural e histórica de Tamandaré. O evento de lançamento promete ser uma celebração cultural imperdível, repleta de atividades envolventes, como contação de histórias que convidarão o público a se aprofundar ainda mais nesse universo fascinante, além de uma tão esperada sessão de autógrafos com o próprio autor. Não perca a oportunidade de se conectar com a história e a bandeira de Tamandaré, enquanto honramos a riqueza de nossa identidade. Fique atento às atualizações sobre este evento e venha se juntar a essa jornada literária que promete encantar a todos! O livro é mais do que uma simples obra; é uma homenagem à cidade, com o objetivo de resgatar e valorizar sua história e seus símbolos, fortalecendo o sentimento de pertencimento e identidade entre todos os habitantes locais. Durante a ocasião, além da presença do autor, haverá também apresentações culturais que destacarão a diversidade e os talentos da comunidade local, proporcionando uma noite repleta de arte e cultura. Os convidados poderão desfrutar de momentos verdadeiramente únicos, onde a literatura se encontra com a tradição, criando um ambiente enriquecedor de troca e aprendizado. A presença de todos é vital para celebrar esta obra que promete não apenas enriquecer o conhecimento sobre Tamandaré, mas também inspirar as futuras gerações a preservar e valorizar suas raízes. Venha fazer parte desse momento especial e leve para casa um exemplar autografado que se tornará um precioso tesouro cultural, simbolizando a beleza e a essência de Tamandaré!
Por Dayvton Almeida 30 de outubro de 2024
O livro "MORENO EM UMA VISÃO ABSTRATA", de Larysa Rosas, foi lançado em 13 de setembro de 2024, na Câmara de Vereadores de Moreno-PE, com uma exposição das telas que serão doadas à Secretaria de Cultura local.
Gabriele Pedro lança seu primeiro livro, ‘PADRO, O MENINO DE TRATO’
Por Dayvton Almeida 27 de outubro de 2024
Gabriele Pedro, lançou seu primeiro livro, "Padro, o menino de trato", em um evento na FALUB, com a presença de especialistas em Linguística. A obra utiliza trava-línguas para ajudar crianças a superar dificuldades na leitura e escrita, promovendo diversão e aprendizado. Durante o lançamento, Gabriele compartilhou seu processo criativo, ressaltando como suas experiências em sala de aula influenciaram o livro, que visa desenvolver dicção, concentração e memória. Disponível no site da Editora Ser Poeta, o livro promete ser um sucesso entre educadores e jovens leitores, inspirando futuros projetos literários.
Roberto Nogueira, autor mineiro com mais de 80 obras publicadas, vive no Nordeste há 40 anos e lanço
Por Dayvton Almeida 26 de outubro de 2024
Roberto Nogueira, autor mineiro com mais de 80 obras publicadas, vive no Nordeste há 40 anos e lançou recentemente um livro inspirado em seus sonhos. A obra revela medos, cansaços e alegrias de sua vida, criando uma conexão especial com os leitores. O lançamento ocorreu na Livraria do Jardim em 27 de setembro de 2024, e foi um sucesso, com uma sessão de autógrafos animada. Durante o evento, Nogueira compartilhou seu processo criativo e a importância dos sonhos. Ele também leu trechos do livro, emocionando o público. O autor expressou gratidão e a intenção de continuar explorando novas histórias no futuro.
Por Dayvton Almeida 23 de julho de 2024
"20 MARIAS EM UM GRITO RIO DE JANEIRO": Vinte Marias se unem em um grito poético, expressando suas lutas, sonhos, ideias, conquistas e desafios, confrontando suas próprias emoções.
Paulo de Tarso faz sua estreia na literatura com a Ser Poeta, Em seu primeiro livro, o escritor traz
Por Ariadne Marcelino 8 de março de 2024
Paulo de Tarso faz sua estreia na literatura com a Ser Poeta, Em seu primeiro livro, o escritor traz
Por Ariadne Marcelino 8 de fevereiro de 2024
Organizada anualmente pela Editora Ser Poeta, a FELICIDADE está na fase de captação de recursos para que possa ser executada em 2024
EDITORA SER POETA CELEBRA 100 LIVROS PUBLICADOS
Por Dayvton Almeida 10 de agosto de 2023
É com imensa alegria e gratidão que chegamos ao marco de 100 títulos publicados!
Show More
Share by: