A obra autobiográfica ainda está sendo finalizada e será lançada em breve pela Editora Ser Poeta
Noite de 16 de setembro de 2017. O jornalista e âncora do ABTV 2ª edição, telejornal da TV Asa Branca de Caruaru, é vítima de uma bala perdida momentos após deixar a sede da emissora. O lugar errado, na hora errada. Alexandre Farias foi atendido por uma equipe médica que estava próxima ao local em cerca de 20 minutos. Segundo ele, a sua sorte. Após passar um período em coma induzido, ele voltou a acordar, oito meses depois, com a fala e os movimentos de parte de seu corpo comprometidos. Hoje, ainda se recuperando com sessões de fisioterapia, hidroterapia, entre outros cuidados, ele segue com um sorriso no rosto, humor nas palavras, e muita carga inspiradora em cada relato. Essa é a história que será contada com ainda mais detalhes em “A Vida Venceu”, o novo livro que ganhará espaço no catálogo da Ser Poeta em breve.
Alexandre Farias nasceu em Cabo de Santo Agostinho, mas viveu a infância e adolescência na cidade de Escada, ambas do estado de Pernambuco. Começou desde pequeno a demonstrar paixão pelo mundo do teatro ao criar e encenar peças no terraço de sua casa. O público foi crescendo, e então ele partiu para Recife para se profissionalizar na profissão. Anos depois veio a carreira na rádio, como apresentador. Mais à frente, a formação em Jornalismo, a qual, ainda no terceiro período, proporcionou-lhe seu primeiro estágio na TV, lugar que permaneceu por muitos anos, com passagem em diferentes emissoras. Agora, ele também estreia como escritor, contando sobre sua própria história e os ensinamentos ao longo desse caminho.
“Em 2017, uma bala me tirou da tela e me colocou em uma cama. E a Ser Poeta vem para me tirar dela e me colocar nos livros. A Vida Venceu começa como um diário — registros dos primeiros meses da pandemia — e ao longo das páginas acaba se tornando uma autobiografia, pois vou fazendo essa reflexão de ‘o sentido da vida’”, explica.
O jornalista começou a escrever a obra em 2020. Ao se ver “preso” em um quarto, sentindo-se angustiado, acompanhando as notícias de mortes na TV, as mensagens que chegavam sobre conhecidos vítimas da Covid-19… Tornou a escrita o seu meio de escape. Para ele, segundo conta, ela passou a funcionar como um exercício terapêutico. Ainda em processo de produção, o livro tem a proposta de ser uma autobiografia motivacional. “É exatamente isso. É autobiográfico porque vou contar a minha história. Contar a minha história é falar de superação. E a parte do ‘motivacional’ se aplica porque, bem, é o que tem sido”, destaca.
Alexandre está há quase cinco anos na luta pela recuperação dos movimentos. Relata que é de poucos dias a conquista de ficar em pé, apoiado no andador. Mas também diz tirar dessa história o ensinamento de que só há apenas dois dias no ano em que nada pode ser feito: o ontem e o amanhã.
É do cantor, compositor e amigo, Silvério Pessoa, a ideia para o título de seu livro autobiográfico. A frase “A vida venceu!” tem história. E esta é uma das várias relatadas na obra de Alexandre Farias, que em breve será lançada pela Ser Poeta.
As atualizações você acompanha aqui no blog da Editora e também nas redes sociais: @editoraserpoeta.
Texto e correção: Ariadne Marcelino
Foto: arquivo Editora Ser Poeta
Edição de foto: Dayvton Almeida
Obrigado por entrar em contato.
A AMLA agradece sua confirmação.
Links Uteis