Ser Poeta concorre ao Prêmio Candango de Literatura
Oito projetos da editora foram habilitados a participar da seleção da primeira etapa do concurso

Foi divulgada na última quarta-feira (3) a Ata de Habilitados a concorrer à primeira edição do Prêmio Candango de Literatura. Na lista, 1.465 inscrições foram validadas e, entre elas, a Editora Ser Poeta aparece 17 vezes com oito projetos. Concorrendo com livros nas categorias de Poesia, Capa, Projeto Gráfico e Projeto de Incentivo à Leitura, a direção executiva da Editora agora aguarda a primeira etapa do concurso, que selecionará 10 projetos gerais para cada categoria.
A categoria Melhor Capa é a que possui mais representantes dos habilitados da Editora, com oito livros. Em seguida, Melhor Projeto Gráfico registra sete obras. Melhor Livro de Poesia e Melhor Iniciativa de Incentivo à Leitura possuem um projeto cada. Dois livros, Memórias para todos, de Camila Ribeiro, e Moreno tem Cultura, concorrem em três categorias: o primeiro em Poesia, Capa e Projeto Gráfico. O segundo como Projeto de Incentivo à Leitura, Capa e Projeto Gráfico. As outras obras da Ser Poeta que também têm a chance de concorrer ao Prêmio são: Chamego, de Caroline Pontes de Castro; Antologias Poéticas Dra. Maricotinha; (Sobre)Viver no Interno, de Paulo Miquéias; As Ordens do Silêncio, de San Brito; Ser Poeta Vol. IV; e Pandemínio – observatório poético da pandemia, poemas à flor da pele, de Félix Barros.
O Prêmio Candango de Literatura é uma realização da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SECEC) do Distrito Federal e do Instituto Cultural Casa de Autores. A premiação tem como principal objetivo dar destaque às manifestações literárias dos países lusófonos — que têm o português como língua oficial —, reforçando assim um intercâmbio entre escritores, leitores e editores de livros escritos em língua portuguesa.
Ao todo, o prêmio conta com oito categorias: Melhor Romance, Melhor Livro de Poesia, Melhor Livro de Contos, Melhor Livro de Autor Residente no Distrito Federal, Melhor Capa, Melhor Projeto Gráfico, Melhor Iniciativa de Incentivo à Leitura (Geral) e Melhor Iniciativa de Incentivo à Leitura (PcD/Pessoa com Deficiência). Além do troféu no dia da cerimônia, os vencedores de cada categoria também recebem um prêmio em dinheiro.
Moreno Tem Cultura
Considerado o maior legado da Editora Ser Poeta pelo diretor executivo Dayvton Almeida, o projeto Moreno Tem Cultura está concorrendo em três categorias no 1º Prêmio Candango de Literatura. O livro é o primeiro Catálogo Cultural de Moreno, e traz um resgate da cultura da cidade, a cultura pernambucana, nordestina e brasileira. É a apresentação e registro eterno de grupos culturais e personagens individuais como músicos, instrumentistas, poetas, confeiteiros, carnavalescos, artesãos; todos levando a cidade de Moreno para o mapa nacional.
Esta primeira edição foi inteira realizada com fazedores de cultura contemplados pela Lei Aldir Blanc (nº 14.017/2020). Com depoimentos, fotografias e muita história, a obra é um prato rico tanto para os moradores da cidade, que reconhecem nas páginas a sua convivência diária, como também para todos os amantes de cultura e boa arte.
Moreno Tem Cultura será lançado durante a VI FELICIDADE, a Feira de Literatura Independente da Cidade do Moreno, no dia 23 de agosto. O livro estará disponível na versão impressa e e-book.
Texto e correção:Ariadne Marcelino
Foto: arquivo Editora Ser Poeta
Edição de foto: Dayvton Almeida









