“Sem Vogal” é a mais nova antologia organizada pelo Núcleo de Poesia de Setúbal (NPS), em Portugal. O livro coletivo irá reunir textos e poemas de autores vinculados ao NPS, ou que desejam se tornar membros. As inscrições para participar do projeto foram abertas na última semana, e a Ser Poeta, como editora responsável pela publicação da nova obra, divulga todos os detalhes.
Antes realizada apenas em âmbito interno, nos limites de Portugal e entre os sócios do Núcleo de Poesia, a segunda edição da Sem Vogal, quinta antologia publicada pelo NPS, também contará com a co-autoria de escritores brasileiros. Serão novos textos e poemas que, desta vez, serão reunidos em livro e terão acesso para um público maior, O objetivo da antologia é estimular a produção literária em formato de poesia em ambos os continentes. E o desafio é apresentar poemas que não possuam uma das vogais em sua construção.
O Núcleo de Poesia de Setúbal é uma associação sem fins lucrativos, formada por sócios poetas e escritores, que tem o objetivo de promover e divulgar a poesia em seus diversos meios, além de também desenvolver atividades culturais. Como conta Maria Dores Amado, presidente do NPS, “Sem Vogal” seguirá o mesmo formato que outra coletânea de sucesso realizada pelo Núcleo de Poesia em 2019, chamada “Salpicos Poéticos”.
O tema das produções é livre. Membros já participantes do núcleo, ou escritores que desejam fazer parte da associação, devem enviar cinco textos — já revisados e que não excedam mais de 31 linhas — para o endereço de e-mail:
textosdefectivosnps@gmail.com. As inscrições são gratuitas e vão até o dia 30 de dezembro de 2022. O regulamento completo sobre as condições de inscrição e formato dos textos está disponível no site da Ser Poeta, juntamente com o formulário:
https://bit.ly/inscrições-sem-vogal.
Ser Poeta em Portugal
A participação da Ser Poeta no projeto “Sem Vogal” faz parte da inserção da Editora no mercado europeu, que vem ocorrendo desde julho. A ideia veio da representante da Editora em Portugal e sócia do Núcleo de Poesia de Setúbal, Mauricelha Pereira Prates. Agora, Dayvton Almeida, diretor executivo da Ser Poeta, também ocupa seu espaço como membro do Núcleo, e está presente como escritor nesta próxima antologia.
“É mais um desafio, mais uma representação, mais um espaço conquistado. Sempre vou agradecer a todos e a todas que acreditaram nos meus simples versos. Quando comecei a escrever, lá com os meus 12 anos, não imaginava que poderia chegar em outros continentes e ampliar essa ocupação da literatura pernambucana. Aonde quer que eu vá, sempre estarei levando comigo as minhas duas cidades, as quais sinto uma paixão enorme: Moreno e Recife”, destaca.
Segundo Mauricelha, as produções de coletâneas são uma grande oportunidade dos escritores conhecerem o Núcleo e buscarem se associar a ele. Mas agora, com a participação de uma editora brasileira no projeto, os resultados também se expandem para a possibilidade do intercâmbio cultural.
“Com a participação da Ser Poeta, os autores portugueses vão passar a conhecer mais a Editora, pois a maioria dos membros do Núcleo de Poesia são de Portugal. Com isso, vamos realizando nossa meta de adentrar a Ser Poeta no mercado português”, finaliza.
Texto e correção:Ariadne Marcelino
Edição de foto: Dayvton Almeida
Obrigado por entrar em contato.
A AMLA agradece sua confirmação.
Links Uteis