Em meio a tantas notícias ruins, notadamente aquelas decorrentes da pandemia da covid 19, que tantas vidas suprimiu, que tantos sonhos desfez, que tantas pessoas arruinou, sempre é bom sermos portadores de notícias boas, destacando e divulgando iniciativas bacanas que existem em nosso imenso Brasil.
A arte existe para que a realidade não nos destrua (Nietzsche).
A arte existe porque a vida não basta (Ferreira Gullar).
E o que seríamos de nós no meio dessa pandemia não fosse a arte para trazer algum consolo, algum alento, algum ânimo, quer por meio de lives de cantores, entrevistas com escritores, lançamentos de livros virtuais, declamações de poetas e até mesmo feiras literárias virtuais?
Foi no meio da pandemia, através de um amigo escritor, Samuel Lira, que descobri a editora Ser Poeta, dirigida pelo poeta Datvton Almeida.
Sediada no município de Moreno, em Pernambuco, a editora Ser Poeta tem promovido a literatura e o incentivo à leitura em uma cidade pequena que respira cultura, potencializando e promovendo artistas e escritoras das mais variadas vertentes, abrindo horizontes e difundindo seus trabalhos.
Moreno é terra de João Cabral de Melo Neto e não possui livrarias e conta apenas com uma banca de revista, conforme atesta o editor Datvton Almeida, o que serviu de estímulo à criação da editora e de um movimento literário nesta cidade.
Em Moreno foi criada a Casa do Ser Poeta, um espaço para oficinas de incentivo à leitura, à escrita, empréstimos de livros, oficinas de teatro e de dança.
Em abril de 2016, aconteceu a 1° Feira de Literatura Independente da Cidade de Moreno ou FELICIDADE, um evento que mexeu com a cidade, destinada a artistas locais, artesãos e artesãs, artistas locais e regionais convidados a dialogar com a literatura, foi quando teve início a arrecadação da primeira biblioteca de autores independentes do estado de Pernambuco.
Aparteie daí, não parou mais, é mesmo com a pandemia, aconteceu a V FELICIDADE em março de 2021, contando com o apoio da Prefeitura Municipal se Moreno e da Lei Aldir Blanc.
O Ser Poeta tem vários projetos, antologias, trabalha com edição e divulgação de livros e de seus autores, promove palestras, cafés literários, mediante ampla divulgação nas redes sociais.